Sempre que emitia um orçamento para um novo cliente, ele questionava o porquê de pagar o valor referente ao registro de domínio. Mas, eu sempre respondia que era uma taxa paga ao governo, até descobrir que o mecanismo era muito mais complexo do que imaginava.
Antigo dono do Registro.br
Saiba que os registros de domínios eram feitos pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) até 04 de dezembro de 2005. Todavia, a partir do dia 05 desse mesmo mês a operação do Registro.br passou para a administração do Núcleo de Informação e Coordenação do ponto br (NIC.br). Isso ocorreu por determinação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que fora criado pelo decreto nº 4.829/03.
O novo dono do Registro.br
A tarefa desse núcleo era estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil dentre outras competências. Ele é composto por 21 membros, sendo 11 desses pertencentes a sociedade civil.
O NIC.br é uma instituição privada, sem fins lucrativos. E o valor arrecadado por ele é investido para melhoria do serviço de internet no Brasil. Já o Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Também executa o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no país.
Se você quiser registrar um domínio com a terminação .br terá que consultá-lo para saber a disponibilidade do nome de domínio escolhido. Existem, ainda, empresas que vendem esses domínios, mas todas estão sujeitas às regras e à disponibilidade do Registro.br.
Portanto, ao pagar pelo registro do domínio você não está pagando ao governo, mas ao NIC.br. O dinheiro é usado para custear as despesas com o serviço disponibilizado e o que sobra é revertido para manutenção de outros projetos como:
O Cert.br – Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil que é responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvam redes conectadas à Internet no Brasil;
O Cetic.br – Centro Regional de Estudos para o desenvolvimento da Sociedade da Informação que é responsável por monitorar o acesso e uso de computador, internet e dispositivos móveis;
O Cepto.br – Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações que é responsável por iniciativas e projetos que apoiam ou aperfeiçoam a infraestrutura da Internet no Brasil, contribuindo para seu desenvolvimento;
Além do Ceweb.br e o Ix.br.
Referências
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4829.htm
http://www.nic.br/estatuto-nic-br/
https://eng.registro.br/pipermail/eppnicbr/2006-August/000190.html
http://cgi.br/portarias/numero/147