ellalvesdev-quem-e-o-dono-do-registrobr

Saiba quem é o dono do Registro.br

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Sempre que emitia um orçamento para um novo cliente, ele questionava o porquê de pagar o valor referente ao registro de domínio. Mas, eu sempre respondia que era uma taxa paga ao governo, até descobrir que o mecanismo era muito mais complexo do que imaginava.

Antigo dono do Registro.br

Saiba que os registros de domínios eram feitos pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) até 04 de dezembro de 2005. Todavia, a partir do dia 05 desse mesmo mês a operação do Registro.br passou para a administração do Núcleo de Informação e Coordenação do ponto br (NIC.br). Isso ocorreu por determinação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que fora criado pelo decreto nº 4.829/03.

O novo dono do Registro.br

A tarefa desse núcleo era estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil dentre outras competências. Ele é composto por 21 membros, sendo 11 desses pertencentes a sociedade civil. 

O NIC.br é uma instituição privada, sem fins lucrativos. E o valor arrecadado por ele é investido para melhoria do serviço de internet no Brasil. Já o Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Também executa o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no país.

Se você quiser registrar um domínio com a terminação .br terá que consultá-lo para saber a disponibilidade do nome de domínio escolhido. Existem, ainda, empresas que vendem esses domínios, mas todas estão sujeitas às regras e à disponibilidade do Registro.br.

Portanto, ao pagar pelo registro do domínio você não está pagando ao governo, mas ao NIC.br. O dinheiro é usado para custear as despesas com o serviço disponibilizado e o que sobra é revertido para manutenção de outros projetos como:

O Cert.br – Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil que é responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvam redes conectadas à Internet no Brasil; 

O Cetic.br – Centro Regional de Estudos para o desenvolvimento da Sociedade da Informação que é responsável por monitorar o acesso e uso de computador, internet e dispositivos móveis;

O Cepto.br – Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações que é responsável por iniciativas e projetos que apoiam ou aperfeiçoam a infraestrutura da Internet no Brasil, contribuindo para seu desenvolvimento;

Além do Ceweb.br e o Ix.br.

Referências

https://www.cgi.br/membros/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4829.htm

http://www.nic.br/estatuto-nic-br/

https://eng.registro.br/pipermail/eppnicbr/2006-August/000190.html

http://cgi.br/portarias/numero/147

https://pt.wikipedia.org/wiki/.br

https://registro.br

Obrigado por entrar em contato!

Enviarei uma resposta para o seu e-mail  em até 24h. Enquanto espera acesse minhas redes sociais.

OU